top of page

Coolhunting e as tendências de mercado

  • Foto do escritor: Leonardo Duarte
    Leonardo Duarte
  • 1 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Por definição, a palavra coolhunting está relacionada ao conceito de coisas “novas”, “legais”. No âmbito do marketing, esse conceito é relativamente novo e surgiu nos anos 90. Dizemos que um produto ou marca é cool, quando o consumidor adota assa marca ou produto como estilo de vida e normalmente isso é algo momentâneo, ou seja, é como estar na crista da onda enquanto ela não acaba. O conceito de coolhunting, sob o ponto de vista do marketing, é a busca pelo ressignificado das coisas, ou seja, a marca precisa não apenas ser diferente, mas continuar sendo diferente na busca pela inovação constante. Muitas marcas que já foram “cool” em determinados momentos do mercado, hoje nem existem mais, outras, conseguem voltar e sobreviver, mas as marcas realmente fortes e inovadores sempre injetam dinamismo em suas estratégias com o objetivo de inverter a curva descendente do “collness”. A Coca Cola é um ótimo exemplo de marca de trabalha muito bem esse aspecto dinâmico, sempre adotando novas estratégias para manter a marca no topo.

Para que possamos identificar o cool de marca é necessário usar ferramentas de pesquisa junto aos consumidores do produto e tentar extrair deles tendências que serão usadas pela marca no desenvolvimento de produtos e estratégias de comunicação.

As marcas que desejam ser “cool” precisam estar atentas às tendências, organizando um funil com macro e microvisão de acontecimentos ligados ao seu mercado e ao comportamento geral das pessoas. Hoje, por exemplo, as marcas que desejam ficar alinhadas ao consumidor precisam pensar em estratégias que envolvam conceitos de sustentabilidade e vida saudável. Várias marcas já identificaram essas tendências há alguns anos e estão trabalhando fortemente para criar “coolness” nesse sentido. A própria Coca Cola percebeu há alguns anos que o consumo de refrigerante cairia, pois as pessoas buscavam por um estilo de alimentação mais saudável, e desde então vem investindo em outras bebidas como sucos e energéticos. O coolhunting portanto, além de garantir a presença da marca no topo do consumo, pode garantir que a marca permaneça no mercado por mais tempo já que uma tendência não acompanhada pode significar a extinção de determinados segmentos do mercado como ocorreu, por exemplo, com as locadoras de vídeo. A Blockbuster, mais empresa de locação de vídeos do mundo, teve a chance de comprar a Netflix e não achou que o negócio seria interessante, hoje as coisas se inverteram, uma já não existe mais e a outra é a maior empresa do mundo de vídeo por streaming.

E a sua marca?? Como é vista pelo consumidor? Seus produtos ou serviços são desejados? Você tem uma estratégia de inovação constante? Se a resposta for não está na hora de buscar respostas e desenvolver ações urgentes na busca pela “collness” de marca.

Comentários


Posts Em Destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Kamaleão Marketing

Todos os direitos reservados.

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page